As novas tecnologias é uma ferramenta rica, poderosa e complexa que está se expandindo segundo recursos financeiros das escolas. Como qualquer ferramenta educacional, possui vantagens e desvantagens, é mais apropriado para algumas aplicações do que para outras, e não é resposta para todos os problemas educacionais. Com a evolução tecnológica e cientifica, a sociedade mudou muito nas últimas décadas.
Durante anos, os livros textos dominaram o currículo escolar, com pequenas intervenções dos professores regentes ou da comunidade local.
Com a implantação do laboratório de informática, nas escolas, surgiu a necessidade de aprofundarmos neste mundo digital, permitindo a preparação e manipulação dessa nova tecnologia por parte de professores e alunos.
As novas tecnologias usadas na escola deverão receber um novo incentivo com a possibilidade de junção de diferentes mídias em um só artefato: TV, vídeo, computador, internet. Estamos assistindo ao nascimento da Tecnologia Digital, que poderá ter impacto ainda maior no processo ensino-aprendizagem. Será uma revolução que os educadores terão que enfrentar sem ter digerido totalmente o que as novas tecnologias têm para oferecer.
Embora as sofisticações tecnológicas sejam ainda maiores, existem dois aspectos que devem ser observados na implantação dessas tecnologias na educação.O domínio do técnico e do pedagógico.
O domínio técnico diz respeito à especificidade de cada tecnologia com relação às aplicações pedagógicas. O educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.
As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.
Ao sentir-se familiarizado com as questões técnicas, o professor pode dedicar-se à exploração da informática em atividades pedagógicas mais sofisticadas. Ela poderá integrar conteúdos disciplinares, desenvolver projetos utilizando os recursos das tecnologias digitais e saber desafiar os alunos para que, a partir do projeto que cada um desenvolver seja possível atingir os objetivos pedagógicos.
No desenvolvimento abordamos o uso pedagógico do computador, suas mudanças e qualidade no ensino, como o professor deve posicionar e atuar diante dessas N ovas Tecnologias.
Em seguida, pretende-se esclarecer um pouco mais s obre os métodos Instrucionistas e Construcionistas. O método Instrucionista aborda a importância dos Projetos Interdisciplinar na escola. O método Construcionista aborda a importância da Linguagem Logo e fala sobre a Licenciatura em informática.
O presente estudo foi r ealizado por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentado na visão de especialistas e autoridades na área, serão utilizados artigos, revistas, livros, entrevistas e demais fontes de pesquisa em rica bibliografia.
Os capítulos foram organizados obedecendo a uma seqüência lógica dos fatos, buscando-se manter a coerência e exatidão entre os temas desenvolvidos.
A escolha do tema originou-se com a finalidade de prestar esclarecimento sobre o assunto e fornecer informações sobre as novas tecnologias na educação.
A partir das conclusões desta pesquisa bibliográfica pretende-se evidenciar as principais abordagens tecnológicas na educação, tentando obter uma metodologia que facilite ao máximo o processo ensino-aprendizagem.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário